Seo Portugal
 
 
SŠbado, 16 Dezembro 2017
 
 
Web Site Check List

Checklist Website

O site está direccionado para o que se destina ? 

 A primeira impressão, o grande plano que um web site produz é muito importante. Alguns dos padrões a seguir descritos podem contribuir para que um website tenha um retorno negativo, no entanto, os capítulos seguintes são resultado de experiências directas e opiniões pessoais, ao fazer a análise ao seu site tenha sempre a sua opinião e interprete os conselhos seguintes como uma ferramenta de ajuda, não uma imposição da única forma como website deve estar concebido. A imaginação e o grafismo faz com que cada web site possa ser único, use essa imaginação e criatividade para fazer algo único e útil para o visitante, no entanto, a sua perspectiva pode tornar o site desagradável  para o visitante. Tenha sempre a sua opinião.

Primeira Impressão, Grande Plano

  • O site encontra-se desenhado para incrementar as necessidades da organização  (vendas/contribuições) e não para as necessidades dos visitantes.É comum o webmaster ao criar o web sites esquecer-se do real objectivo do site,  em alguns casos nota-se uma preocupação exacerbada em colocar imagens  e mecanismos gráficos sofisticados e esquecer-se que o web site se destina a vender parafusos cor de rosa e o visitante quer os parafusos cor de rosa, não um filme de flash muito bonito.
  • O site mostra a empresa, a sua grandiosidade e qualidade, mas não mostra como revolve os problemas; A imagem que uma empresa mostra é muito importante, no entanto a imagem incorpora, a estrutura, o funcionamento, a actividade, a resolução dos problemas. transmitir uma imagem gráfica sobre o edifício da empresa não é suficiente, há que transmitir uma imagem clara, imparcial sobre os produtos e sobre um funcionamento.  Quando o webmaster mostra uma imagem agradável de uma empresa e o cliente percebe que  se tratou de uma projecção e não de uma imagem real o efeito passa a ser mais negativo  do que não transmitir essa imagem.
  • Demora mais de 4 segundos a um visitante ocasional a perceber que tema tem o site. ;Ao abrir um web site o visitante ocasional que chegou ao site por pesquisa, normalmente sai e procura a informação e ou produto que pretende.
  • O site não demonstra nem transparece credibilidade profissional; Muitas das vezes ao entrarmos num site não percebemos bem que empresa, que pessoa, executa o serviço ou nos vende aquele produto, um website é algo virtual, o visitante pretende algo real, um produto, uma empresa. Se o visitante não tem uma forma clara de contacto, se o website é complicado e pouco claro essa imagem quase sempre é colada ao conteúdo principal do web site.
  • O site não transmite confiança aos visitantes em termos de produtos e serviços; Os produtos e os serviços têm de ser mostrados de uma forma clara, mostrar a imagem não é suficiente, numa máquina de lavar roupa, o visitante para além da imagem, pretende saber que energia consome, que roupa lava,  um visitante interessado é normalmente um perito ou alguém que quer saber ou comparar ao pormenor  as características de determinado produto ou serviço.  Transmitir apenas uma foto e esperar que a partir daí o visitante estabeleça contacto e pergunte os pormenores é um erro muito comum, tente esclarecer todas as dúvidas directamente na página.
  • Uma visualização rápida, não diz qual o propósito do site e a que se destina; Encontramos um website que está referenciado num link sobre determinada área, mas ao chegarmos ao site demoramos a perceber e a encontrar informação referente a essa área, a maior parte dos visitantes saiem, eles querem aquilo e não querem perder tempo a receber outro tipo de informação que não querem.
  • O site não tem os elementos onde o visitante os espera encontrar; Todos nós já passamos por isto, chegamos a um site onde tem um download de um programa, mas temos de levar com uma quantidade de informação que não queremos porque não encontramos o que pretendíamos de uma forma clara, o que aconteceu, saímos e procuramos a mesma coisa num site mais simples e claro.
  • O site contem figuras e desenhos desnecessários; A colocação de figuras no website não direccionadas para os conteúdos pode ter consequências graves, o factor de distracção pode ser tão elevado que o visitante simplesmente sai, ou pode cair-lhe tão mal que resolve sair. A imagem gráfica do site a sua beleza pode ser complementada com algumas imagens, mas tenha atenção sempre se essa mesma imagem não é o focus da página e distrai o visitante do tema real que ele pretende.
  • Não se consegue perceber que desenhos, fotos ou figuras são desnecessários; Não existe uma dissociação eficaz de que imagens que não são relevantes para a página, o visitante fica confuso, vê por exemplo, uma imagem de um escritório e relaciona com a empresa, na realidade não é, é apenas uma imagem gráfica colocada pelo responsável pelo web site que nada tema ver com a empresa.
  • O site bloqueia quando um visitante tem o javascript desligado; Um dos problemas de alguns web sites é a tecnologia especifica utilizada, alguns visitantes não conseguem sequer aceder ou visualizar o conteúdo, verifique sempre se a sua página consegue ser visualizada sem recurso a tecnologias adicionais, abra a sua página apenas com texto, desligue os java e javascripts ela tem e abrir, não aparecer erro, assim , temos a certeza que toda a informação consegue ser visualizada por qualquer utilizador.
  • Dizemos Bem-Vindos na nossa página inicial; existem algumas divergências em relação  este tópico dos vários especialistas, alguns defendem que se o web site é comunitário e interactivo com o visitante, tem de existir uma comunicação mais humana, outros acham que se o ambiente é virtual, expressões de simpatia e delicadeza são um factor negativo. No fundo, se verificarmos é uma expressão pessoal.
  • O site é em Flash como é que aparece aos visitantes que não tenham flash instalado; A utilização do flash é uma mais valia para qualquer site, mas com  uma utilização correcta do flash. O flash é uma ferramenta muito poderosa na apresentação de grafismos e movimento, mas se o visitante não tem ou não quer ter flash no seu browser desliga fica por isso sem informação se não existir alternativa. Flash é uma ferramenta deve ser utilizada como uma ferramenta para apresentação de pequenos filmes, não para fazer um site todo em flash. uma excelente utilização do flash pode ser visualizada no site da NASA que, de uma forma geral, utiliza o flash como apresentação e nunca como tecnologia única de uma única página.
  • Os menus de navegação são em flash; Aqui existem dois factores, se o visitante não tem ou não quer usar os plugins que permitem a visualização do flash, não vai ter os menus de navegação visíveis, os menus em flash impedem os motores de busca de indexar as páginas que estão ligadas a esses menus.
  • O site usa uma splash page (página inicial e não é um site multilingue, adulto, bebidas, tabacos ou um site , multinacional); A utilização de uma página de entrada tem um objectivo criativo, mas o visitante na sua maioria não tem paciência, nem quer perder tempo, colocar uma página de entrada, se não for para impedir que informação apareça de imediato, é um erro enorme, faz com que web site perca muita da importância sobre os temas, impede muitas vezes os motores de busca de colocarem as páginas internas no índice, faz com que os visitantes saiam porque não querem perder o tempo de abertura.
  • O site necessita que o visitante se registe antes de visitar parte do site;  Se um website necessita de um registo prévio sem ter informação antes para o visitante, ou é um site fechado Intranet, ou o seu conteúdo é especifico, se não for este o caso, o registo prévio faz com que o utilizador simplesmente desista e procure essa informação, serviço ou produto noutro site.
  • O site usa uma ou mais páginas de entrada; Ninguém quer perder tempo com uma página de entrada, aqui a aplicam-se os mesmos critérios que na splash page.
  • O titulo TITLE do site é "new document" "index"  e não o nome da empresa ou outro termo para os motores de busca; Isto é um tremendo erro, a classificação e diferenciação de cada uma das páginas de um website é dada pelo <title> a não utilização de um titulo único é penalizante para todo o web site.
  • O site não aparece da mesma forma em browsers diferentes; Não existe apenas o Internet explorer, embora durante alguns anos tenhamos sido dominados pelo marketing da microsoft, actualmente existem opções cada vez mais utilizadas no acesso à internet pelos utilizadores comuns. O web designer tem a tendência para considerar que o visitante apenas usa o IE, na realidade, e neste momento, existe já uma larga fatia de utilizadores a usar o firefox, este site por exemplo,  tem  cerca de 38% dos visitantes a usar o firefox. verifique sempre se o site  abre de igual forma nos vários browsers.
  • O conteúdo importante não aparece na primeira página; Que será o conteúdo importante de um website ? o conteúdo importante será aquele que queremos mostrar, que queremos vender, que queremos propagar.  Se esse conteúdo está escondido numa sub-categoria com um link profundo não queremos nem podemos esperar que os visitantes percam todo esse tempo a procurar a informação, nem nós que a informação que queremos transmitir passe de uma forma clara e sem impedimentos aos visitantes.
  • As páginas têm muito ou pouco espaço vazio;Ter espaços vazios em demasia implica que a página pareça vazia mesmo que o não seja, preencha esses espaços, com conteúdo, com fundo. Por outro lado o texto em excesso pode tornar o site maçudo e pouco atractivo se o conteúdo desse texto não tiver utilidade.
  • O site contem pop ups; Os pop ups são algo desagradável para 99% dos utilizadores, o utilizador quer ver algo, não quer ser forçado a ter outro tipo de informação.
  • O web site força o visitante a instalar plugins estranhos; Existem alguns plugins que actualmente são indispensáveis para uma navegação normal, mas plugins com ferramentas esquisitas ou que se limitem apenas a publicidade são uma epidemia, evite-os ou os visitantes vão evitar o seu site.
  • O site mostra que hardware ou software foi usado para fazer o site;Isto foi algo que sempre me fez alguma confusão, será que um visitante quer na realidade saber como o site foi feito, se pelo frontpage ou pelo dreamweaver ou quer realmente o que está no site, nenhum software torna um site melhor ou pior mas sim o criador, designer ou responsável.
  • O website foi copiado design ou conteúdo de outro werbsite; As cópias são penalizadas em todos os aspectos, pelos motores de busca, pelos visitantes  e aliás se copiar informação de outro site que esteja  no índice de um motor de busca  vai ser penalizado, possivelmente um visitante que pesquise o conteúdo a que o seu site se direcciona encontrará o site de onde copiou, se copiou conteúdos da net de outro site, experimente colocar uma frase do seu site no google e verifique.
  • O web site não tem de forma clara  nem instruções de como o visitante pode encomendar, comprar, fazer downloads ou preencher formulários; Se fizer com que o visitante se perca no site, vai perder o visitante.
  • O site tem um botão que impede o visitante de usar o botão direito do mouse para impedir que ele tire o código e as fotos, porque quem concebeu o site é louco o suficiente para pensar que isso impede realmente quem quer tirar código ou fotos fique impedido de o fazer; na realidade quem quizer copiar o seu site copia, com botão direito ou sem botão direito, a obrigatoriedade de o utilizador não usar o botão direito só o penaliza, quanto menos copiarem o seu site, quanto menos colocarem links referindo que o conteúdo colocado tem origem noutro site, menos importante será o seu. Deixe copiar, deixe meter links para as suas imagens, são estas imagens e estes links naturais que vão fazer do seu site um site importante. São os sites importantes com informação original o alvo dos webmasters sem imaginação, se copiarem são eles os penalizados e o seu site vai subindo de importância.
  • O web site é baseado num template com um código complicado sendo por isso difícil de manter e ou actualizar; isto é um problema, os sites necessitam de actualização e de manutenção, quanto mais complexo for o site mais complexa será essa manutenção e actualização.
  • Não identificamos files do tipo PDF com um ícon, nem de outra forma, apenas depois de clicar; Quando clicamos num link esperamos receber um outro tipo qualquer de informação, não esperamos receber um ficheiro seja ele  de que tipo for, identifique sempre os ficheiros que não abram automaticamente através do browser.
  • Conduza um teste de utilização; peça a alguém para navegar no site, encomendar produtos, navegar e utilizar a informação, observe como se comporta, não ensine nem explique, um web site deve ser intuitivo, simples e eficaz,  acima de tudo pode melhorar  após  observar como o utilizador se comportou vai verificar alguns aspectos que vale a pena melhorar.