Seo Portugal
 
 
Segunda, 21 Janeiro 2019
 
 

Textos CSS

Propriedades:    

  •     text-indent
  •     text-align
  •     text-decoration
  •     letter-spacing
  •     text-transform

 

Indent do texto [text-indent]

A propriedade text-indent permite aplicar um recuo à primeira linha de um parágrafo. No exemplo a seguir um recuo de 30px é aplicado a todos os textos marcados com <p>:


p {
    text-indent: 30px;
}

Alinhamento de textos [text-align]

A propriedade text-align corresponde ao atributo align do HTML. Textos podem ser alinhados à esquerda (left), à direita (right) ou centrados (centred). E temos ainda o valor justify que faz com o texto contido numa linha se estenda tocando as margens esquerda e direita. Este tipo de alinhamento é usado em jornais e revistas.

No exemplo a seguir o texto contido na célula de cabeçalho <th> é alinhado à direita e os conteúdos nas células de dados <td> são centrados, os textos normais em parágrafos são justificados:
th {
    text-align: right;
}

td {
    text-align: center;
}

p {
    text-align: justify;
}

Decoração de textos [text-decoration]

A propriedade text-decoration possibilita adicionar "efeitos" ou "decoração" no texto. Permite por exemplo, sublinhar textos, cortar o texto com uma linha, colocar uma linha sobre o texto, etc. No exemplo a seguir os cabeçalhos <h1> são sublinhados, os cabeçalhos <h2> levam um linha em cima e os cabeçalhos <h3> são cortados por uma linha.

h1 {
    text-decoration: underline;
}

h2 {
    text-decoration: overline;
}

h3 {
    text-decoration: line-through;
}

Espaço entre letras [letter-spacing]

O espaçamento entre os caracteres de um texto é controlado pela propriedade letter-spacing. O valor desta propriedade define o espaço entre os caracteres. Por exemplo, se pretendermos um espaço de 3px entre as letras do texto de um parágrafo <p> e de 6px entre as letras do texto de um cabeçalho <h1> usa-se o código seguinte.

h1 {
    letter-spacing: 6px;
}

p {
    letter-spacing: 3px;
}

Transformação de textos [text-transform]

A propriedade text-transform controla a capitalização (tornar maiúscula) do texto. Pode-se escolher capitalize, uppercase ou lowercase independentemente de como o texto foi escrito no código HTML.

Como exemplo usamos a palavra "cabeçalho" que pode ser apresentada ao visitante como "CABEÇALHO" ou "Cabeçalho". São quatro os valores possíveis para text-transform:

capitalize
    Capitaliza a primeira letra de cada palavra. Por exemplo: "john doe" transforma-se para "John Doe".
uppercase
    Converte todas as letras para maiúscula. Por exemplo: "john doe" transforma-se para"JOHN DOE".
lowercase
    Converte todas as letras para minúscula. Por exemplo: "JOHN DOE" transforma-se para"john doe".
none
    Sem trasformações - o texto é apresentado como foi escrito no código HTML.

Para exemplificar vamos usar uma lista de nomes. Os nomes estão marcados com o elemento <li> (item de lista). Vamos supor que desejamos os nomes capitalizados e os cabeçalhos em letras maiúsculas.

Ao consultar o exemplo sugerido para este código dê uma olhada no HTML da página e observe que os textos no código foram escritos com todas as letras em minúsculas.


h1 {
    text-transform: uppercase;
}

li {
    text-transform: capitalize;
}